Seguidores

26 de fevereiro de 2011

Treinando a leitura em sala de aula

Olá amigos,

Como havia contado em post anterior, estamos trabalhando com o texto "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector. Durante esta semana fizemos a leitura do trecho sob análise, em grupos. Cada grupo deveria fazer a leitura entre os seus membros e após esse trabalho dois alunos, um representando a personagem Macabéa e outro representando Olímpico, fariam a leitura dramatizada para toda a classe. O fato é que nas primeiras leituras, houve grandes e graves dificuldades relacionadas à fluência e à entonação.

No entanto, como bem sabemos, a prática leva à perfeição. E foi o que comprovei na aula da quarta-feira (16/02/2011). Destaco o progresso alcançado pelo aluno Vinícius da 902. Inicialmente foi uma leitura que convidou o aluno ao desafio de melhorar sua fluência e entonação. Senti por diversas vezez que a sua insegurança diante do texto falava mais alto que a vontade de ler bem. Insistimos, retomamos trechos cuja leitura não revelou verdade, confiança. Voltamos mais uma vez, fizemos de novo e de novo e de novo.  Depois de 2 dias de estudo, o Vinícius, ao terminar sua leitura foi aplaudido pela turma toda que percebeu a intimidade do aluno com o texto. A leitura foi fluente, com entonação e portanto, verdadeira!

Fico muito feliz. Parabéns, Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário