Seguidores

21 de novembro de 2011

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA


O que é a escola? Educandário onde se aprende a ser cidadão. Talvez seja o local e o tempo onde se aprende a viver com plenitude. Onde se aprende a gostar daquilo que antes era desconhecido, onde se percebe o belo, o justo e o verdadeiro, segundo PARO (2007).

Não há como passar pela escola e sair da mesma forma que  se entrou. Todo educando passa pela metamorfose, em menor ou em maior grau. O certo é que a escola transforma, forma, desenvolve e, de repente, faz surgir aquilo que não existia, ou mesmo, desperta o adormecido.

PARO nos ensina que é através da educação que nos preparamos para o usufruto (e novas produções) dos bens culturais, espirituais e materiais.

Penso que o grupo de dança do Eliseu, parte integrante do Projeto de Intervenção Pedagógica -2011, tem essa função. Não temos dançarinos profissionais, mas não acho pretensão pensar em formar dançarinos, artistas. Em algum momento os grandes homens são despertados, não é mesmo? E acredito que é na escola que grandes artistas, grandes profissionais e grandes seres humanos começam a ser formados. Valores, gostos e preferências podem ser trocados, descobertos, questionados através da convivência com o outro, do compartilhamento de sonhos e desejos em comum, da irmandade que une. E assim o ser humano em formação se dá o direito de escolher entre esta ou aquela atitude, entre este ou aquele comportamento.

Parabéns aos alunos que compõem o grupo de dança do Eliseu. A vontade de vocês é invejável. Lembremo-nos que a escola não é lugar apenas de aquisição de conhecimento que pode ser mensurado em testes e provas. A escola é lugar de con(viver) plenamente, com RESPEITO acima de tudo.

Um grande abraço a todos os leitores...

Juliana de Oliveira – Professora de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário